Num mundo em que a informação se transforma claramente no ativo mais importante das empresas e governos, os Ratings de Segurança – ou Security Ratings – apresentam-se como um argumento essencial na conceção e implementação de uma estratégia fiável, robusta e delineada a longo prazo para organizações ou entidades governativas.
Os Ratings de Cibersegurança, ou ratings de segurança, são uma medição objetiva e dinâmica do desempenho de cibersegurança de uma organização. Milhares de organizações em todo o mundo utilizam as classificações de cibersegurança BitSight como uma ferramenta para abordar uma variedade de cenários críticos com o objetivo de permitir uma tomada de decisão mais eficaz em todo o ecossistema empresarial.
Os ratings de segurança são úteis para gerir o ciberrisco em qualquer interação inter-organizacional, nomeadamente em cenários onde o acesso a uma visibilidade mais detalhada dos riscos associados a processos e dados não está amiúde ainda presente. Falamos, por exemplo, de compreender o risco inerente a uma relação entre terceiras partes ou na cadeia de fornecimento – neste caso, os ratings de segurança melhoram a capacidade de gestão do ciberrisco dos parceiros de negócio. Entre outras vantagens de recorrer a ratings de segurança, encontra-se a capacidade de governos em melhor compreenderem o desempenho de cibersegurança de órgãos críticos para o processo de decisão de organizações críticas. Outro exemplo? A análise de investimento na aquisição de uma empresa – neste caso, os ratings de segurança facilitam uma due delligence melhorada no que respeita a exposição de riscos e cibersegurança, assim como um acompanhamento contínuo dos objetivos deste investimento ou dos alvos de M&A.
Considere por um momento as necessidades de proteção de dados e de garantia de gestão do risco interno da sua empresa, se quiser observar a forma como os ratings de segurança podem ser úteis no quotidiano das operações do seu negócio. Com eles, pode fazer uma avaliação contínua da postura de risco da sua organização de forma a apresentar a transparência como um argumento de primeira linha a todos os stakeholders, ou fazer benchmarking e comparações com os seus pares ou de forma sectorial. Além disso, sublinhe-se um argumento essencial e estratégico na forma como aborda ecossistema do seu negócio: recorrendo a ratings de segurança e análise de risco, é possível disponibilizar a clientes, reguladores ou terceiros uma perspetiva fiel da performance da sua empresa no que respeita a cibersegurança, assegurando assim uma relação mais sólida, transparente e profícua a todos os níveis.
Formas de classificação
Os ratings de segurança facultam uma visão abrangente e externa da postura global de cibersegurança de uma empresa. Tal como as classificações de crédito, os ratings de segurança BitSight vão de 250 a 900: uma classificação mais elevada equivale a uma melhor postura global de segurança. Para o cálculo de ratings de segurança, a BitSight recorre a elementos como o mapeamento de rede, a análise de múltiplos vetores de risco (sistemas comprometidos, comportamento de utilizadores, configurações, atualização de software, entre outros) e superfície de exposição da informação.
Estes valores, identificados através de um complexo sistema de análise de dados da empresa, acrescentam uma métrica quantitativa ao processo de avaliação e conferem um indicador simples do risco de segurança da sua organização.
À medida que o valor da informação cresce, implementar ratings que permitam avaliar o risco a ela associado e as potenciais falhas de cibersegurança é mais do que uma simples estratégia e proteção do negócio – trata-se de um imperativo transversal a todo o ecossistema de colaboração entre empresas, organizações e Estados, um imperativo ao qual não devemos fugir, sob o risco de nos encontrarmos com a informação certa, a estratégia adequada e os processos ajustados, mas não termos como avaliar a segurança destes ativos e, consequentemente, não os conseguirmos proteger.