A Startup Madeira está presente no ecossistema regional desde 1997. Enquanto incubadora e impulsionadora do empreendedorismo e inovação na Madeira, atuamos de forma dinâmica e transversal desde o contexto educacional, aceleração e ideação de ideias, até à transferência de conhecimento. O fomento do empreendedorismo é de extrema importância, pois estimula a inovação e o desenvolvimento de novas oportunidades de negócio, impulsionando o crescimento económico do nosso arquipélago.
A Startup Madeira apresenta nos seus programas apoio, ferramentas e orientação, através de sessões temáticas, eventos, workshops e programas de ideação e aceleração, para projetos locais e internacionais. Formatos personalizados a cada temática, desde turismo e lazer, gaming, investigação, economia azul, digitalização, são realizados com o intuito de fortalecer o ecossistema empreendedor local. Pretendemos, assim, proporcionar um ambiente favorável ao desenvolvimento de investigação, ideias, projetos, startups, pme’s e investimentos.
Enquanto incubadora, facilitamos aos empreendedores o acesso a financiamento, através de partilha de calls de programas disponíveis e a ligação com investidores (VC’s, Business Angels, Entidades Públicas, …), como tem sido o caso da nossa parceria com a Portugal Ventures, que resultou recentemente no investimento da FootAR.
Na Startup Madeira, temos acompanhado empreendedores nos setores da tecnologia que têm desenvolvido, localmente, soluções no desenvolvimento de software, big data, cybersecurity, aplicativos móveis, marketing digital, gaming, smart cities, fintech, IoT (Internet das Coisas), Realidade Aumentada e Virtual, e-commerce, entre outras verticais, sendo que a maioria comercializa internacionalmente.
Os últimos dados estatísticos, partilhados pelo Governo Regional da Madeira, apontam que em 2021 existiam 419 empresas que exerciam atividades na área das TIC’s, apresentando valores de volume de negócio na ordem dos 520 Milhões de euros. Além dos empreendedores e investidores locais, este número é também representativo da crescente atratividade da Região para atração de investimento estrangeiro e captação de novas empresas para o Centro Internacional de Negócios da Madeira. Toda esta dinâmica aumenta a oferta de trabalho, permitindo reter e atrair mão de obra jovem e qualificada.
A atração de startups internacionais tem vindo a ser feita de forma a posicionar a Madeira como um destino atrativo para empreendedores, investidores, investigadores, nómadas digitais e trabalhadores remotos. Desde 2018, o programa de aceleração Madeira Startup Retreat, realizado em parceria com o Turismo de Portugal, já reuniu em 5 edições, 50 startups internacionais, de 25 países, envolvendo 155 empreendedores, de 37 nacionalidades. Este ano, ocorreu a 1ª edição do Gaming Startup Retreat, que contou com 9 startups internacionais da área dos videojogos e indústrias criativas. Lançado em 2021, o projeto Digital Nomads Madeira Islands, conta atualmente com mais de 16.800 nómadas digitais e trabalhadores remotos inscritos, sendo que a Madeira está ativamente no top ten dos destinos mundiais para este nicho de mercado. Brevemente, será ainda aberta a call para a captação de startups internacionais que desenvolvam soluções na área da Economia Azul, com o HUB Azul Madeira, uma oportunidade de explorar o Mar e as vantagens da ilha neste setor.