O que é a Call WIT – Web3 Innovation in Tourism?

  • A Call WIT – Web3 Innovation in Tourism pretende investir em projetos de base tecnológica com um alto potencial de crescimento e valorização, que se encontrem na vanguarda da inovação Web3 em Turismo e Hotelaria.
  • Este investimento destina-se a startups com ambições arrojadas na integração da Web3 no setor do Turismo e Hotelaria e que se encontrem em fase de pre-seed, seed e/ou series A.
  • Investimento entre 200.000€ e 1.5M€, apenas capital, sem tokens;

As candidaturas estão abertas até 28 de julho!

Enquadramento

No domínio da tecnologia, o progresso desdobra-se frequentemente em incrementos graduais, ocasionalmente marcados por saltos de impacto substancial. Atualmente, estamos no limiar de outra transição notável, à medida que indivíduos e empresas abraçam a mudança para a Web3. Essa alteração de paradigma oferece oportunidades sem precedentes, aproveitando o poder da descentralização, transparência, tokenização e governança aprimorada inerente a novos modelos de negócios.  

Na Portugal Ventures, estamos profundamente empenhados em identificar e apoiar startups na vanguarda da inovação Web3 em turismo e hotelaria. De plataformas de reservas descentralizadas a programas de fidelidade baseados em blockchain, essas soluções inovadoras estão prontas para romper paradigmas tradicionais e desbloquear novos níveis de criação de valor. Além de melhorar as experiências dos clientes, as inovações da Web3 têm o potencial de simplificar as operações e impulsionar ganhos de eficiência para as empresas do setor de turismo e hotelaria por meio de smart contracts, alimentados pela tecnologia blockchain. Além disso, as soluções de identidade descentralizadas oferecem uma forma segura e interoperável de gerir os dados dos clientes, permitindo autenticação e personalização contínuas em sistemas e plataformas diferentes, mitigando preocupações com privacidade e riscos regulatórios e, ao mesmo tempo, aprimorando a segurança e a conformidade dos dados.  

Convidamos empresários e inovadores com ambições arrojadas na integração da Web3 no setor do Turismo a aproveitar esta oportunidade e juntar-se a nós para moldar o futuro desta indústria dinâmica. 

Nesta Call procuramos ativamente oportunidades de investimento em startups, oferecendo financiamento de capital de risco que varia entre 200 mil euros e 1.5 milhões de euros. 

Elegibilidade

  1. Empresas na fase Pre-seed /Seed/Series A; 
  2. Tecnologia e Sector Específico – Integração Web 3 no sector do Turismo;
  3. Empresas constituídas com sede ou com atividade operacional significativa em Portugal (ou compromisso de aumentar a atividade existente); 
  4. Equipa estabelecida, liderada por Fundadores; 
  5. Contabilidade organizada, sem dívidas pendentes à Segurança Social ou Autoridade Tributária; 
  6. Evidências sobre o produto e o mercado (pelo menos, MVP); 
  7. As pessoas singulares e coletivas devem demonstrar o cumprimento das disposições legais e regulamentares relativas ao branqueamento de capitais e ao financiamento do terrorismo. 

Candidaturas

  • A submissão da candidatura deverá ser efetuada, exclusivamente, através de uma das entidades da Rede IgnitionPartners Network da Portugal Ventures;
  • O formulário de candidatura disponível no site da Portugal Ventures, deverá ser devidamente preenchido em português ou inglês;
  • Os prazos para candidatura e as datas relevantes do processo podem ser consultadas no site da Portugal Ventures;
  • Se aplicável, o formulário de candidatura deve ser acompanhado por toda a documentação solicitada no capítulo “Anexos”, do formulário.

Para mais questões ou informações, por favor envie um e-mail para: submissions@portugalventures.pt.

Critérios de seleção

Os projetos apresentados serão sujeitos a uma triagem inicial para avaliar a sua adequação e elegibilidade. A avaliação de cada projeto terá em conta os seguintes critérios:

  1. Equipa de Gestão > competências técnicas e capacidade de gestão da equipa;
  2. Solução e Proposta de Valor > grau de inovação da solução e como se irá distinguir no mercado;
  3. Concorrência >principais concorrentes, atuais e potenciais;
  4. Vantagens competitivas > vantagens competitivas e diferenciação da tecnologia ou do produto em relação aos já existentes no mercado;
  5. Grau de Planeamento do Desenvolvimento do projeto >plano de desenvolvimento do projeto, com identificação das principais etapas até ao cumprimento do objetivo proposto;
  6. Mercado alvo e caracterização > dimensão do mercado atual e potencial, caracterização do mercado alvo, e posicionamento da empresa na cadeia de valor global;
  7. Modelo de negócio > modelo de receitas e estratégia comercial;
  8. Tração > indicadores: utilizadores/clientes/custo de aquisição, entre outros;
  9. Exit > potencial para atrair compradores interessados em adquirir a empresa e/ou licenciar a tecnologia;
  10. Análise de Riscos > como os principais riscos são mitigados no projeto.

Documentos da Call WIT – Web3 Innovations in Tourism

Formulário de Contacto

Se tiver alguma questão ou dúvida, contacte-nos através do formulário baixo. Obrigado.

  • Os seus dados pessoais serão tratados nos termos da Política de Privacidade em vigor.