Estabelecer uma estratégia de redes sociais começa por criar objetivos, compreender a audiência e definir quais as redes sociais em que devemos apostar. Depois, no que toca à execução, há vários aspectos a considerar — desde manter o ADN da marca, a percebemos que nem todas essas plataformas são iguais e que um conteúdo pode resultar para uma rede social e não para outra.
Assim, partilhamos cinco dicas que irão ajudar na gestão diária das suas redes sociais.
1. Planeie as suas publicações
Criar um calendário de publicações pode ser muito útil para a gestão diária das redes sociais. Desta forma, a pessoa responsável pelo design e pelo conteúdo pode planear o seu mês e ir agendando à medida que as publicações são necessárias. Deixamos dois modelos de como fazer esse planeamento:
2. Explore conteúdo diferente todos os meses
As redes sociais estão em constante evolução e, com isso, surgem novos tipos de conteúdo e plataformas. Dependendo do negócio poderá fazer sentido tentar os Reels do Instagram, ou fazer quizes e votações. Além de ficar a conhecer melhor a audiência, esta é também uma forma de manter a criatividade e de mostrar o produto de formas diferentes.
3. Experimente publicações pagas
Muitos negócios ainda vêem a publicidade online como tendo um custo elevado. Contudo, esta deve ser vista como uma oportunidade e não como um gasto, especialmente quando utilizando plataformas como a Advertio, que cobra apenas por resultado. Assim, apostar em anúncios online é apostar na visibilidade do seu negócio e na atração de novos potenciais clientes.
4. Estabeleça objetivos realistas
Definir métricas de desempenho ajudará a medir o sucesso da sua estratégia. Ter objetivos claros em mente é crucial para avaliar os seus resultados e para perceber o que está a resultar ou não. Comece com objetivos mais conservadores, com métricas como alcance ou engagement e analise os primeiros meses. Depois, à medida que vai alcançando os objetivos, torne-os mais ambiciosos.
5. Analisar, melhorar, repetir
Uma vez definidos os objetivos, deve sempre analisá-los regularmente. Com o tempo, poderão começar a surgir padrões que irão ajudar a perceber que tipo de publicações têm melhor resultados junto da audiência, quais os dias que funcionam melhor e a que métricas devem prestar atenção.
Estas são algumas estratégias que deve seguir para gerir os conteúdos das suas redes sociais, de forma a criar ligação com a sua audiência e dar visibilidade ao seu negócio de forma criativa.