Todos os anos Portugal sofre com uma verdadeira calamidade: Os Incêndios Florestais. Estes foram já responsáveis nos últimos anos por centenas de vítimas mortais, milhares de feridos, e centenas de milhões de euros em prejuízos económicos. A falta de inovação no setor levou dois jovens (Amaro Martins e Henrique Bastos) a começar um projeto que rapidamente se está a tornar numa solução para a prevenção e combate a incêndios florestais.
Atualmente, as soluções Hephaesnus assentam em duas linhas de mercado: Produtos de Prevenção de Incêndios Florestais, e Produtos de Combate a Incêndios Florestais. Na primeira linha de mercado, focamo-nos na solução PREVENT, que consiste em diversos objetos ornamentais próprios dos meios rurais (vasos, esteios, entre outros), que possuem um mecanismo de deteção de incêndio, com uma carga extintora no seu interior. Após ser detetado um incêndio nas imediações, é libertada uma carga extintora, que irá extinguir e proteger a propriedade num raio considerável.
Na segunda linha de mercado, o nosso foco tem residido na criação de um dispositivo facilmente acoplável aos atuais veículos de combate a incêndios florestais, que propulsionará projéteis extintores de chamas. Estes projéteis são construídos por materiais biodegradáveis e de subprodutos industriais, possuindo no seu interior uma carga extintora que será libertada aquando do contacto com as chamas. Após contactarmos com algumas corporações de bombeiros, constatámos que uma das maiores dificuldades é o acesso seguro dos bombeiros a uma zona de combate às chamas, o que dificulta a rápida extinção de chamas ou põe em risco a segurança dos operacionais. Com esta nossa solução, será possível um combate mais rápido, seguro e eficaz. É importante sublinhar que esta solução deve ser encarada como uma solução integrada para situações de emergência, e não para um uso recorrente ou isolado. A nossa solução não dispensa a utilização de meios aéreos, nem de outros meios já existentes. Para esta solução listamos as seguintes situações de emergência: Proteção de Património (Imóveis), Prevenção de Reacendimentos, 1ª Resposta (quando inacessível), Combate Noturno em Locais Inacessíveis, Condições Imprevisíveis (Como por exemplo bombeiros cercados).
Com estas duas soluções, pretendemos reduzir os danos económicos, ambientais e humanos que os incêndios florestais causam todos os anos em Portugal, estando sempre ao lado de quem mais precisa!