Lisboa, 14 de dezembro de 2023 – A Portugal Ventures, Sociedade de Capital de Risco do Grupo Banco Português de Fomento, orgulha-se de anunciar o desinvestimento na Spinach Tours e na Watgrid, para dois grupos internacionais das suas áreas de atuação, o turismo e a indústria vinícola.
Pedro de Mello Breyner, Vogal Executivo da Portugal Ventures, refere “Com estas duas saídas, a Portugal Ventures cumpriu o seu papel, enquanto investidor público de capital de risco nas fases mais iniciais dos projetos, entrando no capital social das empresas, partilhando o risco com os fundadores, contribuindo para o crescimento dos seus negócios, valorizando-os e criando condições para que os projetos alcancem as metas que sejam atrativas para que outros operadores ou empresas entrem nos projetos e as conduzam para a consolidação do seu crescimento internacional. Os investimentos na Spinach Tours e na Watgrid são excelentes exemplos pela forma como a Portugal Ventures interagiu com as suas equipas, nomeadamente com os CEOs João Paiva Mendes e o Rogério Nogueira, e estamos orgulhosos pelo sucesso e a aquisição por dois grupos internacionais que vão permitir manter os seus negócios, a entrada em novos mercadosos e potenciar o know-how das duas equipas Desejamos à Spinach Tours e à Watgrid os maiores sucessos nesta nova fase!”
- Desinvestimento na Spinach Tours
A Spinach Tours, liderada por João Paiva Mendes, integrou o portefólio de Turismo da Portugal Ventures em julho de 2022, através da iniciativa Call Turismo, e após um ano é anunciado o desinvestimento tendo sido adquirida por um grupo internacional no setor dos operadores turísticos. Esta aquisição da Spinach Tours vai permitir ao grupo internacional a consolidação da sua área de atuação com a utilização do software da Spinach Tours e das suas experiências nos seus produtos. O atual produto da Spinach Tours vai se manter, bem como a estrutura da sua equipa que irá permitir abrir portas para a internacionalização e continuar o desenvolvimento das suas experiências globalmente.
João Paiva Mendes, CEO da Spinach Tours, afirma que “A entrada da Portugal Ventures no capital da Spinach Tours foi determinante para o crescimento da marca a nível internacional, e para o desenvolvimento da tecnologia e da experiência Spinach. É com enorme entusiasmo e responsabilidade que vemos a entrada dos novos acionistas no capital da Spinach acreditando serem a melhor empresa para exponenciar a nossa marca e do melhor que se faz em Portugal ao nível de experiências turísticas. A saída precoce do capital por parte da Portugal Ventures enche-nos de orgulho e vem reforçar a posição de Portugal como país de referência tecnológica a nível mundial. A Portugal Ventures cumpriu assim a rápida aceleração de uma startup portuguesa para o mundo num setor onde poucas empresas conseguem ter verdadeira dimensão global. O nosso sincero obrigado.”
- Desinvestimento na Watgrid
A Watgrid, liderada por Rogério Nogueira, integrou o portefólio da Portugal Ventures através da iniciativa Operação Follow-ons para mitigação do Covid-19, em julho de 2021, e hoje anunciamos a sua aquisição pela Enartis, uma multinacional italiana do Esseco Group no setor das bebidas alcoólicas com presença global em mais de 50 países. Com esta operação a Watgrid ganha acesso à vasta experiência e alcance global da Enartis, a qual irá beneficiar da tecnologia inovadora da Watgrid, solidificando ainda mais a sua posição de liderança na oferta de soluções que aumentam a qualidade e a eficiência dos processos de produção das adegas.
Rogério Nogueira, CEO da Watgrid, indica : “A parceria com a Portugal Ventures foi estratégica para o crescimento e desenvolvimento da Watgrid, o que nos permitiu expandir as nossas operações e desenvolver novos produtos. A aquisição pela Enartis, irá permitir oferecer a tecnologia inovadora WINEGRID a mais adegas em todo o mundo, e reforçar o nosso portfólio de soluções com a experiência e o know-how da Enartis.”