Porto, 15 de dezembro de 2021 – após 5 anos de trabalho conjunto com a equipa da Portugal Ventures e com 12 milhões de pastéis de nata vendidos anualmente, a Nata Pura (Grupo BY FOODS) recupera a sua participação na empresa, com o objetivo de garantir a sua total autonomia e o domínio dos mercados onde operam.
O objetivo era internacionalizar um produto português, tradicional e com séculos de história, que era experimentado e adorado pelos estrangeiros em solo nacional, mas não era facilmente encontrado além-fronteiras. Nasce assim desta falha de mercado, em 2013, o projeto da Nata Pura.
Em 2014, Mabílio Albuquerque, CEO da Nata Pura, arriscou testar o produto numa feira em Londres, dado que era necessário perceber qual a recetividade de potenciais clientes, antes de avançar com o projeto.
Em 2015, Mabílio procurava um investidor que entendesse o projeto e as suas potencialidades de internacionalização para conseguir dar o próximo passo – foi aí que submeteram o projeto à Portugal Ventures, onde receberam recomendações sobre o produto e o modelo de negócio.
Em 2016, levados a cabo os afinamentos ao projeto, voltam a uma nova Call, onde recebem investimento de 700k€. O objetivo deste investimento era entrar em novos mercados e chegar a operadores de grande escala, desejavelmente, em metrópoles com 50 milhões de habitantes.
A pensar e a sonhar global, este é o exemplo de um projeto que desde o primeiro momento foi desenhado exclusivamente para os mercados externos – 99% das vendas são internacionais, realizando apenas 1% da sua faturação em Portugal, com um ponto de venda em Sintra.
Mabílio Albuquerque conta que “o pastel de nata tinha que ser liberalizado, tal como os donuts, os macarrons, muffins, cupcakes ou croissants franceses. O nosso objetivo era apresentá-lo como um produto de enorme potencial para se tornar um staple, uma commodity no mercado global”. Acrescenta que “a criação da Nata Pura foi um processo de aprendizagem. Não sabia nada de pastel de nata, logística, paletização, etc. Neste processo foi necessária muita resiliência, análise do erro e acreditar. Só conseguimos ter esta postura quando a palavra problema é proibida”.
Filomena Pastor, Diretora de Investimento da área de Enginneering & Manufacturing da Portugal Ventures, justifica que “a nossa decisão de investir na Nata Pura (Grupo By Foods) resultou do reconhecimento que fizemos do seu potencial de escalabilidade e da ambição sustentada demonstrada pela equipa de gestão. Associada a um produto tipicamente português, mas inovando ao nível do seu processo, estratégia de marketing e abordagem ao mercado internacional B2B, a Nata Pura confirmou todo o potencial, atingindo vendas superiores a 3,5M€, prometendo alargar a sua presença um pouco por todo o mundo, com uma oferta de produto cada vez mais diversificada. Desta forma e com este investimento, a Portugal Ventures concretizou um dos objetivos da Call a que a empresa se candidatou na altura – o de contribuir para a dinamização e inovação das indústrias mais tradicionais.”
Produzida 100% em Portugal, a receita da Nata Pura é a mais próxima e mais fiel à que os monges nos deixaram, com ingredientes naturais e não processados. Com uma equipa de apenas 8 colaboradores, a BY FOODS exporta a Nata Pura para 30 mercados, incluindo os da Europa, Ásia, Médio Oriente e América do Norte, em cadeias de retalho alimentar como a Costco, Prêt-a-Manger, Domino’s Pizza e Paul Bassett na Coreia.
Sendo o pastel de nata com mais prémios ganhos internacionalmente, a Nata Pura vai continuar a atestar a sua capacidade para escalar, não só em novos mercados, mas também em mercados onde já estão instalados, mas onde, por ora, ainda só abastecem um canal. O objetivo de Mabílio Albuquerque é que em todo o mundo se peça um Nata Pura em vez de um Pastel de Nata, como aliás já acontece na Coreia do Sul.
Para Rui Ferreira, Vice-Presidente da Portugal Ventures, “Este projeto é uma referência que a Portugal Ventures orgulhosamente ajudou a crescer – um projeto que foi marcando presença nos mercados internacionais, espalhando um ícone da cultura tradicional portuguesa, como é o pastel de nata, por todo o mundo. Este sucesso deveu-se em grande parte à visão de negócio da Equipa da Nata Pura, sobretudo graças à sua capacidade de rápida aprendizagem e resiliência que permitiu tornar a marca globalmente conhecida”.
Desde o início do ano de 2021 e até à data, a Portugal Ventures já realizou o desinvestimento em 17 empresas do portefólio, com destaque para as últimas operações de venda do Mercadão para a Glovo e da Zaask para a Worten.
Sobre a BY Foods/Nata Pura:
A BY FOODS é fornecedora para o mercado internacional do melhor que a pastelaria tradicional portuguesa oferece, com especial enfoque no pastel de nata. A marca NATA PURA assume-se como uma das maiores impulsionadoras do aumento de popularidade que o pastel de nata vive nos mercados externos. A NATA PURA e os produtos BY FOODS são produzidos exclusivamente em Portugal e vendidos em mais de 30 mercados externos. Para saber mais, visite www.byfoodsglobal.com