Porto, 03 de março de 2022 – Em 2012, fruto da fusão de 3 sociedades de capital de risco (Inovcapital, AICEP Capital e Turismo Capital), nasceu a Portugal Ventures com a ambição de impulsionar a dinamização de um Ecossistema Nacional do Empreendedorismo, que por essa altura dava os primeiros passos.
Em 2020, com a integração no Grupo Banco Português de Fomento, a Portugal Ventures assumiu-se como a Sociedade de Capital de Risco pública, com a missão de colmatar falhas de mercado através do investimento em estágios de empresas onde o risco é mais elevado e em setores estratégicos para a economia portuguesa.
Ao longo desta década, e à data de hoje, a Portugal Ventures:
- analisou + de 2500 oportunidades para investimento;
- investiu 177,2 milhões de euros;
- acolheu 184 novas startups no portefólio;
- investiu 74,8 milhões de euros em projetos de Digital & Tecnologia, 35 milhões de euros em Indústria & Tecnologia, 38,2 milhões de euros em Tecnologias da Saúde e 29,2 milhões de euros em projetos de Turismo;
- realizou 145 operações de follow on investments para reforço de capital nas empresas do seu portefólio;
- acompanhou 17 rondas de referência, distribuídas entre Series A até Series D, com destaque para as rondas da Aptoide, DefineAI, Fever, BitSight, Peekmed, Lovys e JScrambler;
- concretizou o Exit de 142 empresas, com destaque para o desinvestimento dos unicórnios Farfetch e Outsystems;
- criou 3 Redes de Parceiros estratégicas: a Rede de Parceiros de Capital que conta com mais de 18 investidores (tem como objetivo promover e facilitar as operações de co-investimento), a Rede de Parceiros de Ignição com 111 parceiros (constituída por incubadoras, aceleradoras, universidades e centros de I&D tem como missão detetar oportunidades de investimento) e a mais recente Rede de Parceiros Corporate com 13 empresas de referência nacional e internacional (cujas sinergias permitem às empresas do portefólio criar, testar e validar novos produtos, serviços e tecnologias).
Este ano, a Portugal Ventures celebra o seu 10º aniversário com:
- 16 Fundos de Capital de Risco e 254 milhões de euros sob gestão;
- 140 empresas no portefólio;
- 3 unicórnios internacionais no portefólio com atividade relevante em Portugal, a Bitsight, a Fever e a Glovo;
- 1 equipa de 41 colaboradores com mais de 20 anos de experiência em capital de risco.
O Conselho de Administração da Portugal Ventures, que em janeiro de 2022 iniciou funções, dando início a um novo ciclo na vida da Sociedade, afirma que “é com muito orgulho que celebramos 10 anos ao serviço do ecossistema empreendedor, como parceiro de referência no capital de risco em Portugal. Desde 2012 que ajudámos a construir o polo tecnológico e de inovação que é hoje o ecossistema nacional, com elevado reconhecimento a nível mundial. Nos próximos 10 anos, renovamos o compromisso de trabalhar lado-a-lado com as empresas do nosso portefólio, com os nossos acionistas, participantes dos fundos sob gestão e com todos os parceiros das redes estratégicas, com a missão de continuar a desafiar empreendedores com ambição global, robustecer este ecossistema vibrante e financiar empresas portuguesas altamente inovadoras. “
Para comemorar o seu 10º aniversário, a Portugal Ventures irá levar a cabo um conjunto de ações, entre as quais o Ciclo de Debates “10 Anos a Fazer Crescer o Empreendedorismo”, fazendo uma retrospetiva sobre a evolução do empreendedorismo nos diferentes setores de atividade em Portugal ao longo desta década e a forma como a Portugal Ventures tem acompanhado estas mudanças.
O 1º debate arranca no dia 10 de março, às 15h, em formato online (canal YouTube), com o tema “10 anos a Fazer o Crescer o Empreendedorismo no Feminino”. Contará com as seguintes oradoras no painel:
- Teresa Fiúza, Portugal Ventures (moderadora)
- Ana Pinto, CEO Reckonai
- Ana Torres, MS Europe Cluster Lead, Pfizer
- Conceição Zagalo, empreendedora social, co-fundadora do GRACE
- Daniela Seixas, CEO, TonicApp
- Rita Nabeiro, CEO, Adega Mayor
- Sofia Tenreiro, investidora e empreendedora
A par desta ação, a Portugal Ventures irá lançar uma campanha de testemunhos com alguns stakeholders que foram determinantes para a vida da Portugal Ventures.
No arranque desta campanha, contamos com Carlos Oliveira, ex-Secretário de Estado com a pasta do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, que teve um papel decisivo na criação da Portugal Ventures e na consequente dinamização do Ecossistema Empreendedor.